A Água

Sabe com que frequência deve lavar a garrafa de água?

Deixar a água de um dia para o outro é um dos erros mais comuns. Prepare-se e fique a saber qual a melhor forma para lavar a garrafa de água.
lavar a garrafa de água

Saber qual a melhor forma para lavar a garrafa de água, que utilizamos para nos hidratarmos ao longo do dia, é essencial para assegurarmos a nossa saúde e bem-estar.

É cada vez mais comum optarmos pelo uso de garrafas reutilizáveis e deixarmos as descartáveis de lado. Num mundo ideal, seria importante que todos fizessem esta troca sustentável tendo em consideração a quantidade de lixo e plásticos que estamos a coleccionar e a despejar no ambiente.

No entanto, é também importante estar atento à lavagem das garrafas reutilizáveis que precisam de ser limpas diariamente. Fique connosco e descubra qual a melhor forma para o fazer em cada tipo de garrafa e material.
COM QUE FREQUÊNCIA SE DEVE LAVAR A GARRAFA DE ÁGUA?
garrafa de água térmica

Eis a grande questão com que muitos se deparam: de quanto em quanto tempo devo, afinal, lavar a garrafa de água?

A verdade é que a grande maioria das pessoas acaba por não prestar grande atenção a este detalhe. E verdade também é que, dos que possam estar a ler este texto, haverá entre eles quem esteja a perguntar-se a si mesmo há quanto tempo não lava a sua própria garrafa de água. E na grande maioria dos casos isso não deve acontecer há algum tempo.

Se já está a perguntar-se com que frequência deve lavar a sua garrafa de água, a resposta é: provavelmente com mais regularidade do que o faz ou pensa que deveria ser a frequência correta. A resposta é simples: todos os dias. Sim, leu bem. Deve mesmo lavar a sua garrafa de água todos os dias.

Para aqueles que pensam que por estarem a usar apenas a garrafa com água não será necessário lavar a garrafa tantas vezes, saiba que isso não importa para o assunto em questão. Isto porque, dizem os especialistas, as garrafas reutilizáveis que não sejam lavadas com frequência reúnem as condições perfeitas para a propagação de germes e bactérias.

COMO LAVAR CORRETAMENTE AS GARRAFAS DE ÁGUA

Garrafa de vidro

Saber como lavar a garrafa de água que usa diariamente é muito importante para garantir que não se acumulam bactérias e germes na água que ingere. Por isso, se a sua garrafa é de vidro saiba que a limpeza deve ser feita por dentro e por fora, utilizando detergente da loiça normal e água morna.

Observe com atenção as fissuras da tampa e esfregue com a parte macia do esfregão para garantir que a sujidade não se acumulou naquele local. Lave a garrafa com água morna e detergente e esfregue (no caso do vidro pode mesmo esfregar à vontade).

No final, basta que enxague para garantir que o detergente saiu e deixar a secar naturalmente. Além disso, saiba que se preferir, este tipo de material também pode ser lavado na máquina da loiça sem qualquer problema.

Garrafa de alumínio

A sua garrafa de água é de alumínio e não sabe bem como deve ser feita a limpeza? Neste caso e como estamos a falar de alumínio, o melhor é não limpar com substâncias que sejam ácidas (como o vinagre ou bicarbonato, por exemplo).

Isto porque estas substâncias reagem com o alumínio e podem mesmo causar perda de brilho e cor, danificando a garrafa.

Utilize detergente e água para lavar a garrafa de água de forma eficaz: coloque uma gota de detergente e água morna, agite a garrafa e repita o processo até sair todo o detergente. No final, basta enxaguar e deixar a secar. Não se esqueça de limpar a tampa e as suas saliências da mesma forma.
Garrafa de plástico

Saber como lavar a garrafa de água de plástico é mais fácil do que possa imaginar. Apesar de todos estarmos conscientes de que esta não é uma das opções mais sustentáveis (por se tratar de plástico), este tipo de garrafas reutilizáveis fazem parte do dia-a-dia de muitas pessoas.

A lavagem deste tipo de garrafas pode ser feita na máquina de lavar a loiça desde que as coloque na parte superior, longe da parte aquecida que pode mesmo comprometer a tampa e causar defeitos no plástico (ainda que grosso e resistente).

Caso não queira optar por este tipo de lavagem da sua garrafa diariamente, pode sempre lavá-la com água morna e detergente da loiça – é o suficiente para eliminar os possíveis germes e bactérias que se possam ter acumulado.

Se deixou algum sumo ou café por muito tempo dentro da garrafa, sugerimos que a deixe de molho de um dia para o outro com água e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio.

Garrafa térmica a vácuo

Se utiliza diariamente uma garrafa deste género, então saiba que atualmente a maioria destas garrafas já podem ser lavadas na máquina. No entanto, há diversas marcas que não aconselham este tipo de lavagem e, por isso mesmo, no momento da compra é essencial que se informe.
O artigo continua após o anúncio

Para lavar à mão, o melhor mesmo é utilizar um detergente sem cheiro para que a garrafa não fique com um gosto estranho. Não se esqueça que este tipo de garrafas usam determinados materiais adequados para manterem o isolamento a vácuo – por isso é normal que sejam mais delicadas.

in e-konomista.

Exit mobile version