O Café e o Coração

O café e o seu coração. Estudo revela que o café faz mesmo bem ao coração. Só precisa da dose certa – e de esquecer o açúcar.

Muitos de nós não passamos sem a nossa dose diária da bebida mais consumida no mundo – o café. As boas noticias em relação ao consumo e o impacto na saúde são várias, sendo a mais recente relacionada com o coração.

De acordo com um estudo publicado no jornal “PLOS Biology”, beber quatro cafés por dia tem um impacto positivo na sua saúde cardiovascular, protegendo as células e ajudando a repará-las. Isto acontece porque a cafeína presente no café, estimula o movimento da proteína p27 que, por sua vez, se transforma em mitocondria, responsável por proteger e reparar as células dos músculos do coração.

Apesar de o estudo tenha sido feito em ratos, os cientistas concluíram que beber quatro cafés por dia, sem adição de açúcar, pode ser benéfico para os humanos, especialmente para os mais idosos, que têm maior risco de problemas cardíacos do que os mais jovens.

Ao jornal britânico “The Independent”, uma das autoras do estudo, Judith Haendeler, explicou alguns dos efeitos práticos da investigação. “Estes resultados devem levar a melhores estratégias para proteger o músculo do coração de danos, incluindo considerar o consumo de café ou de cafeína como um factor dietético adicional na população idosa”, disse.

Apesar destes benefícios, é necessário ter em conta que os resultados são relativos ao consumo de cafeína e. A adição de acuçar ou acompanhamento do café com a tradicional nata, não contribui em nada para esta melhoria, aliás o efeito, porventura, será mais prejudicial do que benéfico.

Saiba aqui como ajudar a sua saúde com as nossas condições para desfrutar do espresso perfeito em qualquer lugar!