Porque o café nos tira o sono? A que horas devo tomar o último café para ter uma boa noite de sono?

Todos sabemos que não devemos tomar café à noite se quisermos ter uma boa noite de sono. Contudo até há bem pouco tempo atrás não se sabia a razão pela qual a cafeína alterava o nosso sono.

Um estudo realizado pela Universidade do Colorado e do Laboratório Molecular do Conselho de Pesquisa Médica de Cambridge, comprovou que a cafeína atrasa o relógio biológico em cerca de 40 minutos.

Na verdade, o nosso relógio biológico interno chama-se circadiano e é responsável por regular as fases do sono, dando-nos sinais de quando devemos dormir ou acordar.

Para além dessas conclusões, este estudo complementa ainda que as células humanas sofrem um impacto significativo quando tomamos café.

Outra pesquisa realizada pela Universidade Wayne State, no Michigan, nos Estados Unidos, acompanhou os hábitos de sono de 12 pessoas que receberam comprimidos com 400 mg de cafeína.

Através do acompanhamento da qualidade do sono, foram revelados os resultados. Segundo o Journal of Critical Sleep Medicina a cafeína consumida até seis horas antes de dormir pode tirar uma hora de sono.

Assim, a recomendação, segundo o médico Christopher Drake é “se se deitar às 22h, então não consuma café após as 16h, se se deitar às 23h não consuma café após as 17h e assim por diante” Concluindo, e sabendo que depende sempre de organismo para organismo, se tem vindo a ter noites mal dormidas, evite o consume de café pelo menos 6 horas antes de se deitar.

Fonte: //www.noticiasaominuto.com/lifestyle/1288167/o-leitor-perguntou-a-que-horas-devo-beber-o-ultimo-cafe-do-dia?fbclid=IwAR337hF5zO4WadLd-tNnL0EFymd2ebowAWsZEvnNdygai49Pgho9QNbd1_c