Cereal Cevada

8 Factos sobre a Cevada

  1. A cevada (Hordeum vulgare L.) foi uma das primeiras culturas agrícolas a serdomesticada, a par do trigo, das ervilhas e das lentilhas, há mais de 10 mil anos atrás.
  2. É o quarto cereal mais importante do mundo em termos de produção, a seguir ao trigo, arroz e milho.
  3. É um cereal gramíneo que, atualmente, é maioritariamente usado na indústria das bebidas como substituto do café e para a produção de cerveja. Também é utilizada pela indústria alimentar no fabrico de produtos de padaria, pastelaria, bolachas, cereais de pequeno-almoço etc.
  4. O grão de cevada é constituído principalmente por: amido (de 53% a 67%); fibra (14% a 25%) e proteínas (9% a 14%).
  5. A cevada também é composta por antioxidantes, cujos efeitos positivos na saúde são muito importantes.
  6. A cevada é o cereal que apresenta maior teor de β-glucanas (3-11%), um tipo de fibra alimentar também encontrado na aveia (3-7%), no centeio (1-2%) e no trigo( <1%).
  7. Estas fibras referidas no ponto 6, as β-glucanas, contribuem para a redução dos níveis de colesterol plasmático (LDL), visto que interfere na absorção dos ácidos biliares e colesterol.
  8. Existem várias evidências científicas acerca do papel protetor das  β-glucanas e outros tipos de fibra alimentar na prevenção e atraso do desenvolvimento de determinadas doenças  crónicas, como doença coronária, diabetes e cancro.

Fonte: Associação Portuguesa de Nutrição

Conheça aqui a solução de Cevada em Cápsula que temos para si!