Lendas da Origem do Chá

O consumo de chá remonta a tempos imemoráveis, pelo que opiniões sobre quando se deu a sua descoberta são divergentes!

Aponta-se a China como a primeira nação a consumir a planta do chá como bebida  ou como vegetal, embora não se saiba com precisão a altura em que se iniciou o seu cultivo e consumo. A História confunde-se com a lenda, surgindo alguns contos locais que nos falam da origem do chá, muitas vezes, enfatizando as suas propriedades quase “mágicas” através da sua relação com com várias personagens históricas ou lendárias de relevância.

Shen Nong na origem no chá

 Diz a tradição que foi Shen Nong um dos quatro imperadores lendários da China e inventor da medicina e da agricultura, o responsável pela descoberta do chazeiro, no III milénio a.C.

 Shen Nong estudou várias ervas e plantas e criou inúmeros medicamentos naturais. Provava e experimentava várias folhas, frutos, raízes e bagas, observando os seus efeitos e possível aplicação.

 Estando um dia a beber água a ferver, após uma longa caminhada numa das suas expedições pelas zonas montanhosas do sul da China,  algumas folhas foram sopradas de uma árvore que se encontrava por perto, tendo caído na sua tigela. Vendo que a cor da água havia mudado, Shen Nong tomou um pouco do líquido que o surpreendeu com o seu sabor e propriedades medicinais, apreciando o seu aroma suave e gosto ligeiramente amargo, sentiu-se revigorado. Foi assim que, segundo reza a lenda, Shen Nong concedeu a dádiva do chá à humanidade, no ano 2737 a.C.

Essa lenda é divulgada como a primeira referência à infusão de folhas de chá, provenientes da planta Camellia sinensis.

Apesar da lenda ser muito popular, não se sabe ao certo quando as pessoas realmente começaram a preparar o chá como bebida, mas a maioria dos especialistas concordam que a planta Camellia sinensis, originou-se na China.

Bodhidarma na origem do chá

 Outra lenda conta que a origem do chá é da responsabilidade de Bodhidarma, fundador do Budismo Zen, o qual, após ter meditado em frente a uma parede durante nove anos, acidentalmente, deixou-se adormecer. Acordou de tal forma repudiado com a sua fraqueza, que, para que as suas pálpebras nunca mais voltassem a fechar-se, cortou-as e atirou-as para longe. Estas caíram no chão e criaram raízes, nascendo uma planta nunca vista e de cujas folhas se podia preparar uma bebida que tirava o sono: o chazeiro.

Apesar de não se saber ao certo a origem exata do chá, toda a literatura que existe aponta para a China como o país de origem. Hoje, o Chá é uma bebida universalmente conhecida e bebida em grandes quantidades.

Conheça os chás que temos disponíveis aqui!