Porque optar por um sistema de purificação de água?

Independentemente da água para consumo humano provir da torneira ou ser engarrafada, a sua segurança é crucial. Muitos preferem água engarrafada em detrimento da água da torneira que pode conter alguns vestígios de cloro, resultante do processo de tratamento das águas. Segundo algumas pesquisas, reunimos aqui, algumas razões pelas quais a solução de dispensadores de água de rede é a mais indicada. Com sistemas de filtragem as máquinas hídricas purificam a água de rede para garantir a ausência de odor, sabor e impurezas.

8 Razões

  1. Segundo o jornal de negócios, mais de 98% da água da torneira é de boa qualidade. Lisboa e Porto registam qualidade de água acima dos 99%
  2. A água engarrafada de grandes marcas (como a Nestlé, Evian e San Pellegrino) está contaminada por partículas de plástico minúsculas (microplásticos), cujos efeitos na saúde são pouco conhecidos segundo um estudo levado a cabo pela Universidade Estadual de Nova Iorque em 2018
  3. Segundo estimativas da Comissão Europeia, em média uma pessoa na UE consome em média 106 litros de água engarrafada por ano. Segundo a mesma fonte reduzir o consumo de água engarrafada poderia ajudar as famílias na Europa a economizarem mais de 600 milhões de euros por ano, para além de ajudar na redução dos resíduos de plástico e emissões de gases com efeito de estufa.
  4. A água engarrafada custa quase 2.000 vezes mais que a água da torneira.
    Muitas pessoas assumem que o preço mais alto é justificado pelos benefícios para a saúde da água engarrafada, mas na maioria dos casos isso não é verdade.
  5. Um estudo realizado pela Nielsen indica que a água engarrafada tem apresentado um aumento de dois dígitos, ultrapassando a média do crescimento verificado nos Bens de Grande Consumo. O mercado das Águas cresceu perto de 25% em valor que representa um acréscimo de mais de 37 milhões de euros em faturação. No que se refere ao consumo, registou-se um crescimento de mais de 100 milhões de litros, o que equivale a um crescimento de 13%.
  6. Para produzir os recipientes onde é embalada a água, são usados, por ano, 17 milhões de barris de petróleo.
  7. Embora algumas pessoas se queixem do gosto da água da torneira, a maioria de nós provavelmente não sabe a diferença. Numa prova cega de sabor, feita por estudantes da Universidade de Boston, apenas um terço dos palestrantes identificaram uma amostra de água da torneira corretamente
  8. Na verdade, a água da torneira é tipicamente testada quanto à qualidade e contaminação com mais frequência do que a água engarrafada

Para além da questão ambiental que é inerente à água engarrafada em plástico, vários foram os estudos que revelaram a presença de microplásticos nas águas, provenientes do material da própria embalagem, o que coloca em risca a saúde do ser humano. Ao confiar na água de rede, que em Portugal é assegurada a qualidade, está a ser amigo do ambiente e elimina o risco de consumir microplásticos através da água.

Na Mixcup oferecemos soluções de dispensadores de rede, tanto para uso empresarial, como para uso industrial ou doméstico. Já conhece as nossas máquinas hídricas? Saiba mais aqui.