Hidratação nos meses frios

Sabe porque é importante manter-se hidratado nos dias frios? Confira aqui as diferentes razões para beber água no inverno e mesmo no outono!

Porque bebemos menos água nas estações frias?

Em primeiro lugar, é importante entender que temos menos sede nas estações mais frias. No verão, o calor aumenta a sensação de sede ao contrário do que acontece no outono e no inverno. Logo, o consumo de água é menor e começamos a colocar em risco alguns órgãos do nosso corpo!

Consequentemente se não temos sede, o consumo direto de água tem de ser estimulado. Além de beber água no inverno e nos restantes dias frios é importante também aumentar o consumo de infusões, sopas ou outros alimentos ricos em água! A quantidade de água necessária vai depender das necessidades dos diferentes organismos e momentos. Estas necessidades são aumentadas quando tem alguma atividade física mais intensa, quando a temperatura do ambiente é mais extrema ou quando surge febre, por exemplo.

 

O que acontece ao corpo humano se não beber a quantidade de água necessária?

De acordo com diversos autores, quando não bebemos água nas quantidades necessárias para um bom equilíbrio hidroeletrolítico entramos em desidratação. Esta desidratação coloca em causa o bom funcionamento renal, o fornecimento de nutrientes às células e o estado da nossa pele.

Portanto, devemos estar atentos aos sinais de desidratação para que as nossas células continuem a funcionar correctamente.

Assim sendo, deverá conhecer os sinais típicos de desidratação:

  • boca seca
  • menor quantidade de urina
  • urina de cor e cheiro fortes
  • cansaço
  • perda de concentração
  • falha na memória
  • dores de cabeça
  • pele seca, com descamação

Se apresentar qualquer um destes sintomas poderá estar em desidratação. Mesmo nos meses frios e apesar de não sentir o calor, o seu corpo necessita água até porque está muitas vezes em ambientes aquecidos artificialmente. Nestes locais o ar é seco e a desidratação da sua pele e restantes órgãos aumenta.

Em suma, além da desidratação das células e menor regulação da temperatura do corpo a desidratação irá condicionar também o estado da sua pele. Portanto, há maior risco de doenças de pele como as dermatites quando não bebe água em quantidade suficiente.

O que fazer para beber mais água no inverno?

Portanto, se a tendência de beber água no inverno e nos dias frios é menor mas ela é essencial, lembre-se de facilitar o seu consumo! Ter uma máquina purificadora de água que facilmente pode ser colocada na sua casa ou empresa é a solução.

Com água quente ou fria disponível a qualquer hora vai facilitar a vida ao seu corpo! Saiba junto da nossa equipa como pode ter esta máquina amiga do organismo humano!