Quais os Benefícios do Chá Verde?

O chá verde (Camellia sinensis) é uma bebidas quentes mais consumidas, principalmente nos países asiáticos. No entanto, a população ocidental devido ao crescente conhecimento dos seus benefícios já incluiu este chá no seu quotidiano. Iremos neste artigo dar-lhe a conhecer os principais benefícios do chá verde!

Chá verde… mais que um excelente aroma e sabor

Além do excelente aroma e sabor o chá verde tem inúmeras propriedades funcionais. Assim, a composição deste chá em cafeína e  catequinas (polifenóis) estão na base das suas excelentes características!

O chá verde é consumido portanto não só pelo seu sabor e aroma mas também pelas suas propriedades refrescantes! Mas ainda trará mais benefícios à sua saúde. Ora veja,…

Chá verde e obesidade

O chá verde é útil a quem quer perder peso e massa corporal. Logo, reduz também a gordura corporal, principalmente a gordura visceral.

Segundo vários estudos sabe-se que com o consumo deste chá há aumento da termogénese e da oxidação lipídica. Isto é ótimo para acelerar o gasto energético e contribuir para a redução da obesidade e do famoso Índice de Massa Corporal (IMC).

Chá verde e efeito antioxidante

Outro dos benefícios do chá verde em relação à saúde humana estão associados à sua ação antioxidante.

Chá verde e prevenção da Diabetes

O consumo do chá verde aliado a prática de atividade física melhoram a forma como utilizamos o açúcar. Assim sendo, há estudos científicos que nos indicam a redução da intolerância à glicose. Logo, reduzindo a obesidade e melhorando a tolerância à glicose o chá verde é um excelente aliado para prevenir a Diabetes tipo 2.

Chá verde e prevenção de doenças cardiovasculares

Segundo alguns autores, o chá verde previne as doenças cardiovasculares e dislipidemias. Além dos efeitos anteriormente referidos há diminuição dos valores das gorduras no sangue (triglicerídeos e mau colesterol- LDL-c).

Os seus efeitos antioxidantes protegem também da aterosclerose, a principal causa das complicações cardiovasculares.

 

Por último, resta abordar que os resultados de alguns estudos indicam que a melhor forma de consumo é em infusão. A infusão das folhas é destacada como a melhor forma de obtenção dos compostos bioativos.  O aumento da temperatura que ocorre na infusão contribui diretamente para a quantidade de compostos fenólicos, flavonóides (catequinas) e antioxidantes.

Segundo variados autores,  o chá verde pode ser utilizado por todas as pessoas. Mesmo os que não toleram ao efeitos da cafeína sendo que devem consumi-lo com moderação.

Experimente o nosso chá verde. Saiba como pode ter este delicioso chá em sua casa ou empresa!

 

 

Fonte:

Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, São Paulo v. 1, n. 2, p. 16-23, Mar/Abr, 2007. ISSN 1981-9919.

Revista Científica UMC Edição Especial PIBIC, outubro 2018