Café e doença de Alzheimer e Parkinson

Pode o café proteger da doença de Alzheimer?

Existe uma boa razão para os apreciadores de café continuarem a saborear um bom café… Afinal, o café pode ainda proteger contra a doença de Alzheimer e da doença de Parkinson! Dr. Donald Weaver, Co-director of the Krembil Brain Institute revelou que beber café também pode protegê-lo contra aa doença de Alzheimer e doença de Parkinson!

Em primeiro lugar, há que referir o estudo conduzido por investigadores do Instituto de Investigação Krembil da Universidade de Toronto, Canadá. Assim, este estudo procurou identificar quais os compostos do café que podem associar o benefício do café e a doença de Alzheimer.  Portanto, o foco desta investigação foi perceber que compostos estão envolvidos no efeito protetor da bebida sobre o declínio cognitivo relacionado com a idade. E a verdade é que não é a cafeína…

Assim sendo, foram identificados compostos conhecidos como fenilindanos. Ora, estes compostos resultam do processo de torrefação dos grãos de café!

O que são os  fenilindanos?

Os fenilindanos são o único composto analisado no estudo que previne ou inibe a formação de aglomerados de proteína tau e de beta-amilóide. Estes aglomerados são observados na Alzheimer e Parkinson. Portanto, nesta investigação foi encontrada a relação entre o café e a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson.

O que acontece com a torrefação do café?

A torrefação produz quantidades maiores de fenilindanos. Logo, o café de torra escura aparenta exercer um efeito mais protetor do que o resultante de uma torra clara.

Ross Mancini, um dos investigadores revelou que foi a primeira vez que alguém investigou a forma como o fenilindanos interagem com as proteínas que são responsáveis pela doença de Alzheimer e de Parkinson.

Que conclusões tirar sobre a relação do café e doença de Alzheimer e Parkinson?

Em suma, há que referir que os investigadores indicaram que são necessários mais estudos para validar este efeito protetor. No entanto, todos consideram que esta achado científico é muito interessante. Pode mesmo ser orientador para futuros tratamentos das doenças neurodegenerativas!

Será que não vai apreciar ainda mais o seu café hoje? Tenha café em casa ou na empresa com a MixCup – uma marca Beniregion! Contacte-nos já e saiba as condições exclusivas que temos para si!