A importância da água para emagrecer e combater a obesidade

A ideia de que beber água emagrece é uma ideia partilhada por muitos… Mas, será mito ou realidade? Será que beber água emagrece ou contribui para a perda de peso? Vamos neste artigo dar-lhe a conhecer os benefícios da água para ajudar a emagrecer e combater a obesidade!

 

Sabia que a água é o alimento mais importante de uma alimentação saudável?

O ser humano à nascença é 75% água! Este nutriente apresenta funções essenciais para a vida humana. Assim, é considerado obrigatório o seu consumo num regime de alimentação saudável e equilibrada.

 

Logo, para que é importante a água?

A água é fundamental para …

  • Transporte dos outros nutrientes no interior do organismo humano
  • Funcionamento renal – para eliminar adequadamente os resíduos desnecessários através da urina
  • Regulação da temperatura corporal, através do suor
  • Proteção e lubrificação das articulações e funcionamento dos músculos
  • Melhoria da atividade cerebral: memória, concentração e humor – a água corporal permite o fornecimento de sangue rico em oxigénio ao nosso sistema nervoso

No entanto, não é apenas por estes motivos que a água é importante para ajudar a emagrecer!

A água irá adicionalmente contribuir para:

  • Aumentar a saciedade dando a sensação de “estômago cheio”
  • Regular o consumo de nutrientes mais calóricos ricos em gordura saturada, colesterol e açúcar
  • Substituir as bebidas açucaradas (refrigerantes) com alto teor em açúcar
  • Substituir as bebidas alcoólicas e controlar o excesso do seu consumo (já que as bebidas alcoólicas têm muitas calorias e aumentam o apetite)

Assim sendo, o consumo de água nas quantidades adequadas para cada organismo tem um papel fundamental no controlo de peso e no combate à obesidade.

 

A água e a prevenção da obesidade

A obesidade é uma doença crónica, prevenível e com uma elevada prevalência nos países desenvolvidos. É considerada a segunda causa de morte passível de prevenção, sendo que a primeira é o consumo de tabaco.

A prevenção da obesidade e do excesso de peso é portanto obrigatória nas sociedades ocidentais. Portanto, pelos motivos anteriormente apresentados, a água tem um papel importante na perda de peso e na prevenção da obesidade.

 

Beber água emagrece pois ajuda a reduzir a quantidade de calorias ingeridas

Como exemplo de algumas investigações efetuadas, uma equipa de investigadores do Instituto Politécnico e da Universidade do Estado da Virgínia avaliaram o impacto do consumo de água, em indivíduos adultos (55 a 75 anos) com excesso de peso ou obesos. Os resultados deste estudo indica que a quantidade de calorias consumidas diminuí aproximadamente 13% (74 calorias) no grupo que bebeu água.

Em conclusão, este e outros estudos, sugerem que o consumo de água antes da refeição pode ajudar a reduzir o total de calorias consumidas. Assim sendo, beber água emagrece pois são consumidas menos calorias! Consequentemente, consumir  1.5 a 3 litros de água por dia é uma medida recomendada para facilitar a perda de peso e ajudar na prevenção da obesidade. Logo, se pretende perder peso, deve beber pequenas quantidades de cada vez e frequentemente ao longo do dia, antecipando a sensação de sede e ajudando a evitar a sensação de fome.

Em resumo, a informação proveniente dos estudos efetuados nas últimas décadas indica que o consumo de água deve ser estimulado para o combate de doenças crónicas, como a obesidade.

As empresas e instituições devem promover o seu consumo, aumentando a disponibilidade de água através da instalação de bebedouros, máquinas de água com garrafão ou sistemas de purificação de água.

No Dia Mundial do Combate à Obesidade (11 de outubro) reforce estas medidas junto da sua família, amigos e colaboradores.

Tenha água sempre disponível em casa ou empresa. Dispomos de máquinas de água de garrafão ou máquinas purificadoras de água para casa ou empresas. Contacte-nos já!